Como parte do complexo de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) vem atuando em conjunto com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) no combate à Covid-19. Uma das ações desenvolvidas é a testagem dos profissionais de saúde, dos pacientes da própria PPC e do Hupe e, também, da comunidade universitária. Ultrapassando a marca de 100 dias de início da campanha, a unidade já realizou mais de 22 mil testes, tanto de PCR (Swab), próprio para a fase aguda da doença, quanto o rápido, que detecta os anticorpos pós-infecção. O objetivo, além de apoiar no diagnóstico, é estabelecer um protocolo para o retorno seguro às atividades presenciais da Universidade.

A testagem também ocorreu no Instituto Politécnico (IPRJ), em Nova Friburgo.

Além dos 500 atendimentos/dia realizados desde março na Policlínica, em uma estrutura própria montada em seu estacionamento, a unidade promoveu a campanha “PPC contra a Covid-19 Na Estrada”. A ação itinerante levou toda a logística de testes para os demais campi da Uerj, localizados fora do município do Rio de Janeiro. A iniciativa contemplou a Faculdade de Tecnologia (FAT), localizada em Resende; o Instituto Politécnico (IPRJ), em Nova Friburgo; a Faculdade de Formação de Professores (FFP), em São Gonçalo; e a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FBEF), em Duque de Caxias.

A ação contou com a colaboração de médicos, acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e profissionais da área laboratorial, que testaram cerca de 500 pessoas, no total, nessas localidades.

A Faculdade de Tecnologia (FAT), localizada em Resende, também recebeu a equipe da PPC.

“Nós recebemos a equipe da PPC em junho. Funcionários, alunos e professores compareceram à unidade em horários previamente agendados, o que funcionou muito bem para que as normas de distanciamento pudessem ser cumpridas. Ficamos gratos por essa ação itinerante e parabenizamos por este belo trabalho, que renova o orgulho de ser Uerj neste período difícil pelo qual estamos passando”, ressalta Luiz Guilherme de Andrade Aguiar, administrador do Campus de Resende.

Todo este esforço multidisciplinar está sendo realizado para contemplar a comunidade uerjiana na testagem de Covid-19 e também servirá de base para análises. A partir dos resultados obtidos, será possível pesquisar a soroprevalência deste público, segmentado por unidade, e os índices de positividade e negatividade, permitindo o desenvolvimento de cálculo de risco relativo, requisitos que viabilizam a futura retomada das atividades da Universidade com a segurança necessária pós-pandemia.

Segundo o diretor da PPC, professor Rogério Rufino, “em mais de três meses de pandemia no Estado do Rio de Janeiro, ainda vivemos grandes incertezas sobre dados críticos de saúde pública. Esta fragilidade aumenta a insegurança e as possíveis consequências são a convivência prolongada e de maior vulto de infecção pelo SARS-CoV-2 com os graves riscos da doença. A PPC propôs ações integrativas e participativas com várias unidades e alunos voluntários. Continuaremos assim até o final da pandemia, apesar das muitas dificuldades, celebrando a ciência e a assistência de qualidade”, destaca.

Atualmente, a PPC prepara o seu retorno gradual às atividades, mas o agendamento para testagens permanece aberto. Os interessados podem se inscrever pelo formulário on-line, que também pode ser acessado pelo QR Code disponível no perfil oficial da Piquet Carneiro no Instagram (@policlinicapiquetcarneiro).

Diretoria de Comunicação da UERJ