Depois de dois anos fechada, a livraria universitária da UERJ foi reinaugurada no dia 8 de janeiro, no térreo do Pavilhão Reitor João Lyra Filho. Destinado a comercializar títulos acadêmicos, o espaço já conta com um catálogo próprio com cerca de 600 obras acadêmicas e científicas publicadas.

Batizada de Livraria da EdUERJ, o local foi modernizado para melhorar ainda mais a divulgação literária e científica produzida pelos pesquisadores de todos os setores da UERJ. A inauguração contou com a participação do reitor Ruy Garcia Marques; do diretor da EdUERJ, professor Glaucio Marafon; do prefeito dos campi, Geraldo Luiz Ferreira Cerqueira; além de representantes da comunidade da UERJ e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a EdUERJ, há possibilidade de parcerias com mais de 120 editoras de obras universitárias. Além do espaço para os livros, em breve também haverá uma área para a venda de artigos de papelaria e de artigos com a marca UERJ.

O local também será importante para receber lançamentos de obras dos professores da Universidade, que não precisarão mais procurar livrarias externas para apresentarem os seus livros. A livraria também terá participação ativa dos estudantes, com oferecimento de estágios e atividades na biblioteca.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor Ruy Garcia Marques considerou a reinauguração como um engrandecimento da Universidade. “A Livraria EdUERJ permitirá a disponibilização à comunidade uerjiana de livros editados não somente pela nossa Editora, mas também por muitas outras editoras universitárias nacionais. Tenho absoluta convicção de que estamos dando um passo grandioso para o fortalecimento e o engrandecimento da nossa Universidade”, disse.

Boas perspectivas

Para Jerson Lima Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), começar o ano inaugurando uma livraria de uma editora importante é um grande marco, não apenas para a Universidade, mas para todo o estado e reafirma a importância da divulgação de publicações. “A FAPERJ, que tem um programa de apoio de publicação, sofreu problemas por conta da crise fiscal do Estado, mas tem um histórico que comprova a sua importância. Esse momento é grandioso também porque sinaliza que queremos retomar, divulgar, fazer outras edições de nossas publicações mais lidas e também porque a Universidade não tem fronteiras para o conhecimento”, afirmou.

Na ocasião, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, parabenizou a iniciativa da Universidade e afirmou o desejo de implantar esse projeto em outras instituições de ensino. “O trabalho da UERJ é muito sério. Sabemos das inúmeras dificuldades nos últimos anos e acreditamos que os próximos serão melhores. O governo está muito comprometido com as universidades. Podem contar com todo nosso empenho e, principalmente, com nosso trabalho. Quanto mais investimento nas áreas de formação cultural e desenvolvimento científico, melhor. Essa é uma iniciativa a ser copiada”, ressaltou o secretário.

Fonte: Diretoria de Comunicação da UERJ.