CARGA HORÁRIA: 4h

OBJETIVO: Instrumentalizar os profissionais na elaboração de estratégias de busca nas principais bases de dados da área da saúde

PROGRAMA:

1. Definição da questão de pesquisa
  2. Estratégia PICO
  3. Apresentação das bases de dados
  4. Elaboração da estratégia de busca (PubMed, Cochrane, Embase, Cinahl, BVS Regional)
  5. Utilização dos marcadores de campo
  6. Apresentação de filtros validados para desenhos de estudo

METODOLOGIA: Abordagem teórica seguindo as principais recomendações nacionais e internacionais para elaboração de estratégias de busca em bases de dados da saúde.

Preferência para inscrição:
– Profissionais da área e saúde com nível superior
– Ser da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Pre requisitos para inscrição:
– Ordem da Inscrição

VAGAS LIMITADAS

Carga Horária: 4h
Certificados de Participação

Policlínica Piquet Carneiro
Avenida Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier – RJ

REFERÊNCIAS:

CENTRE FOR REVIEWS AND DISSEMINATION. Systematic reviews: CRD’s guidance for undertaking reviews in health care. York, UK: University of York, 2009.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Etapas de busca e seleção de artigos em revisões sistemáticas da literatura. Epidemiologia e Serviços da Saúde, Brasília, DF, v. 23, n. 2, p. 369-371, 2014.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços da Saúde, Brasília, DF, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014.

HIGGINS, J. P.; GREEN, S. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. London: The Cochrane Collaboration, 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Diretrizes metodológicas: elaboração de diretrizes clínicas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012.