As revisões sistemáticas tornaram-se cada vez mais importantes na área da saúde. Profissionais e pesquisadores leem-nas para se manterem atualizados no seu campo de especialidade; e elas são, muitas vezes, usadas como ponto de partida para o desenvolvimento de diretrizes para a prática clínica. Daí seu valor.


A necessidade do uso racional de recursos, tanto públicos quanto privados, somada à demanda por qualidade da informação, têm contribuído para utilização de estudos que são úteis para integrar as informações disponíveis na literatura. Neste sentido, as revisões sistemáticas são consideradas o melhor nível de evidência, uma vez que é capaz de sintetizar estudos primários semelhantes e de boa qualidade. Este tipo de delineamento é vital para profissionais envolvidos em processos de decisão relacionados à conduta de saúde. Isto porque as revisões sistemáticas ajudam os profissionais a se manterem atualizados, fornecem evidências para os tomadores de decisão avaliarem os riscos e benefícios das intervenções, bem como dão subsídio para o desenvolvimento de diretrizes assistenciais.

 

A qualidade elevada da informação somente é possível de ser alcançada através de métodos específicos utilizados na avaliação de dados provenientes de diferentes estudos. Primeiramente, busca-se coletar toda e evidência empírica que atenda aos critérios de elegibilidade pré-definidos, com o objetivo de responder uma questão de pesquisa específica. A próxima etapa é a realização da análise do risco de viés, de forma que os resultados fornecidos se tornam mais confiáveis, com os quais conclusões podem ser feitas e decisões tomadas. Dentre os centros ligados ao movimento da prática baseada em evidências, destaca-se a Colaboração Cochrane. Além disso, há algumas diretrizes, com por exemplo o PRISMA, voltadas a assegurar transparência e qualidade na elaboração e publicações das revisões sistemáticas.

 

Aqui ressaltamos, o CAPCS-UERJ irá fornecer cursos regulares sobre essa temática. Conhecer técnicas sobre como elaborar uma boa revisão sistemática, reunindo à essência de determinada pesquisa ou investigação estudos semelhantes e de boa qualidade, representará importante apoio aos pesquisadores. Sem dúvida, boas revisões sistemáticas são recursos importantíssimos ante o crescimento acelerado da informação científica.

 

Aos interessados, é importante visitar o site periodicamente para manter-se atualizado sobre as datas e inscrições aos cursos.