Escrever um projeto de pesquisa não é uma tarefa difícil, porém é imprescindível que o aluno/ pesquisador conheça as normas da área de interesse, bem como da instituição onde será aplicado o projeto. A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de métodos científicos adequados. O projeto de pesquisa é condição indispensável para o processo de seleção de alunos de Mestrado ou Doutorado em qualquer instituição acadêmica.

A estrutura do projeto é formada pelo componente pré-textual e textual. Os elementos preliminares ou pré-textuais são compostos por capa, folha de rosto, resumo, listas e sumário. As páginas do texto e pós-texto são numeradas (em números arábicos) computando-se, porém, na contagem, as páginas preliminares ao texto (com exceção da capa). A parte textual é composta pela introdução, revisão de literatura, metodologia, cronograma de execução, recursos materiais, humanos e orçamentários (se necessário). Por último, a parte pós-textual é composta pelas referências bibliográficas, apêndices e anexos.

A fim de facilitar o entendimento, foi criado um modelo de projeto de doutorado hipotético, aplicado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Veja o exemplo anexo a seguir:

Estrutura de Projeto de Mestrado e Doutorado